sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Missões

O que é um missionário?


 

Quando uma pessoa tem como principal atividade de trabalho anunciar as boas novas da salvação para pessoas que ainda não conhecem a Jesus, que ainda não o aceitaram como seu Salvador, ela é chamada de Missionário.

Missionários podem trabalhar nas suas próprias cidades e também podem trabalhar em outras culturas, como por exemplo, quando eles trabalham com os índios nas aldeias.
Podem trabalhar traduzindo a Bíblia para uma língua que ainda não tem a Bíblia traduzida.
Podem ser construtores de igrejas. São crentes que deixam o seu país e vão para outro país ajudarem na construção de templos.
Pode ser um professor evangelista, ou seja, alguém que ensina pessoas a encontrarem o caminho da salvação através de ensinamentos extraídos da Bíblia.
Pode ser um médico, dentista, enfermeira, um comerciante que vai para campos missionários ajudar pessoas com as suas profissões, mostrando o amor de Deus através do que eles podem fazer por elas em lugares onde não existem hospitais, médicos, etc.

O que é um campo missionário?

Quando um missionário está preparado para ir trabalhar em um determinado lugar, onde Jesus é pouco ou nada conhecido, nós chamamos este lugar de Campo Missionário. O campo missionário pode ser uma pessoa, um lugar, uma cidade, uma tribo, ou mesmo um país. Todos os lugares onde existem pessoas que ainda não tiveram oportunidades de conhecer a Jesus são Campos Missionários.

Geralmente os campos missionários são lugares difíceis e os missionários precisam de amigos, especialmente nas igrejas, que os amem e os animem. São irmãos que lhes escrevem cartas de encorajamento ou contando-lhes o que acontece no seu país natal. Enviam-lhes cartões de aniversário, presentes, várias outras coisas, mas principalmente oram sempre por ele
s e os ajudam  financeiramente.

O que é um missionário voluntário?
Voluntário quer dizer: aquele que faz de espontânea vontade.

Trabalho voluntário é aquele feito por uma pessoa que deixa seus afazeres normais, do seu dia a dia, que separa um tempo para cooperar com alguém, com algum departamento, com uma igreja, na realização de um serviço ou ainda de participar de um projeto. Isto significa que ele irá trabalhar sem receber nenhuma recompensa financeira. Trabalhará apenas pela alegria de cooperar com aqueles que estão necessitando da sua boa vontade em prestar esta ajuda.

Quando pessoas se reunem para fazer um trabalho em prol da causa missionária, obedecendo ao IDE de Jesus, dizemos que os participantes são Missionários Voluntários. Geralmente são médicos, enfermeiras, dentistas, professores de Educação Física e outros profissionais, que aproveitam suas férias ou finais de semana livres para dar esse tempo em algum pa
ís pobre, ou com crianças em orfanatos, creches, hospitais, localizados em bairros onde não há assistência dessa natureza.

Como orar por missões e por campos missionários?
Os missionários precisam das nossas orações para que Deus lhes dê coragem, proteção, sabedoria, amor, paciência, saúde, força e fidelidade, compreensão e tolerância com o povo com quem está trabalhando, para saberem esperar o tempo de Deus para que este povo aceite a Jesus como seu Salvador.

Por vezes é muito difícil explicar para povos que nunca ouviram falar de Jesus, que Ele veio ao mundo, viveu aqui entre os homens e morreu para salvá-los dos seus pecados. Isto pode levar anos e anos e os missionários não podem desistir, nem se cansarem de ensiná-los sobre o grande amor de Jesus.

Alguns missionários adoecem, contraem malária, febre tifoide e muitas outras doenças graves através da falta de condições mínimas para pessoas sobreviverem nestes campos missionários, através da falta de saneamento básico, da presença de mosquitos ou ainda devido a falta de alimentação adequada para eles
.






 


Um missionário necessita de orações pela sua família:
* para que Deus possa livrá-los de acidentes, ataques de cobras e animais perigosos/venenosos

*para que Deus os livre de perseguições
* pelo suprimento de alimentos necessários para eles e seus filhos
* pela saúde, por livramento de doenças.
* para que Deus salve o povo com quem estão trabalhando
* para que Deus
os ajude a permanecer firmes, até o fim
* para que pessoas colaborem com eles, dando-lhes o dinheiro que vão necessitar para pagar suas passagens para chegar nos campos missionários e sobreviver nestes lugares.

Como sustentar um missionário?


Os missionários precisam de dinheiro para sobreviver nos lugares onde estão anunciando Jesus.

Missionários são pessoas normais, como eu e você, que vivem e fazem coisas como nós fazemos.
Eles precisam comprar alimentos, remédios, fazer viagens, comprar roupas, pagar o aluguel da casa onde moram, abastecer seu carro, ir ao médico, comprar material escolar para seus filhos estudar, etc.

De onde vem este dinheiro?
 






Primeiro das igrejas, que se comprometeram com este missionário de sustentá-lo enquanto ele estiver no Campo Missionário. A igreja separa este dinheiro de parte dos dízimos e ofertas que as pessoas levam para a igreja todos os domingos. Por isto, é muito importante ser fiel nos dízimos que damos todos os meses nas igrejas.

O sustento missionário também pode vir de uma pessoa que sentiu vontade de cooperar com o missionário onde ele estará trabalhando.

Pode vir também de ofertas recolhidas nas igrejas, ou de alguma doação especifica para aquele missionário.
Campanhas, jantares, cofrinhos nos quais as crianças guardam suas moedas e doam para missões são meios importantes para o levantamento de ofertas

Adotar
 






 
Para ajudar a fazer missões na sua igreja, para que ela possa cumprir o "Ide" de Jesus, você precisa aprender esta palavrinha: ADOTAR.
Significa que você pode ser o responsável por algum missionário, algum país ou algum povo durante um tempo.
Podemos adotar um país, ou um missionário para orar e contribuir com o trabalho que ele realiza.
Alguns países nunca ouviram falar do evangelho de Jesus. Estes países são chamados "Não alcançados pelo evangelho" ou PNAs que significa "Povos Não Alcançados". Eles eram 3 mil povos, mas agora são apenas 2.664 povos.

Ainda é um número muito grande, não é? Orando por um destes povos você estará ajudando a reduzir este número.
Ore para que Deus envie missionários para esses povos.
Ore para que missionários possam
entrar nestes países.
Ore para que nasça uma igreja de Deus no meio destes povos.
Ore para que a Bíblia possa ser traduzida para diversas línguas que ela ainda não está traduzida.
 

 Como adotar um missionário?

  





 

Adotar um missionário significa ter um profundo relacionamento com ele.
Conhecer a sua história, o país onde ele trabalha, acompanhar seu dia a dia pelo e-mail, por carta ou telefone. Saber o seu nome, o nome de cada membro da sua família, sua cidade, seu grau de escolaridade.

As vezes é bom saber o número da roupa que eles vestem, também o número de sapatos que calçam.

É importante saber a data de seus aniversários e o que gostariam de receber como presente bem especial.

Nosso maior compromisso quando adotamos um missionário e sua família é o de orar por eles todos os dias. Para isso é importante estar bem informado de quais são os seus pedidos específicos de orações para aquele campo missionário e se necessitam de alguma oferta especial devido a doenças na família, acidentes, morte, viagens, enchentes, naufrágio, tempestades, guerras, etc.

Quando for possível, ir visitar o campo missionário onde ele está trabalhando ou receber o missionário em sua casa quando ele retornar ao seu país para ouvir suas histórias e como o evangelho está se desenvolvendo naquele lugar

Desenhos para Colorir:







Nenhum comentário:

Postar um comentário